O Expert International Meeting: a ciência integrada com soluções práticas para o enfrentamento de doenças reemergentes na avicultura

O evento reuniu especialistas de todo o mundo para discutir soluções e compartilhar experiências sobre Laringotraqueíte e Newcastle, com a presença de cerca de 100 participantes em Foz do Iguaçu (PR)

Ceva Saúde Animal, referência global em saúde avícola e líder no mercado nacional, promoveu no dia 16 de outubro, no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR), o International Expert Meeting 2024, um evento que reuniu mais de 100 participantes, entre clientes e especialistas do setor. O sucesso do encontro foi reforçado pela presença de palestrantes da companhia, de universidades e consultores independentes de diversas partes do mundo, como Argentina, Estados Unidos, França e Brasil etc. “O foco do evento foi destacar soluções práticas e eficazes para o controle de doenças reemergentes na avicultura, como a Laringotraqueíte e a doença de Newcastle, desafios constantes para o mercado”, explica Tharley Carvalho, Gerente de Marketing Aves de Ciclo Curto da Ceva Saúde Animal Brasil. 

 

Esse destaque nas discussões sobre doenças reemergentes foi reforçado por Giankleber Diniz, presidente da Ceva Brasil, que ressaltou a relevância do encontro. “Foi um prazer imenso estar presente em um evento tão significativo para a avicultura brasileira e mundial”, declarou Diniz, enfatizando a importância de reunir especialistas de diversas regiões para discutir o controle dessas enfermidades. Ele também destacou o caráter prático do evento: “Nosso objetivo foi criar um ambiente de troca de experiências entre cientistas, especialistas de campo e nossos clientes, com foco na praticidade e aplicabilidade das discussões para o mercado brasileiro”, complementou, dando o tom do impacto positivo gerado pelo encontro. 

 

Entre as apresentações mais aguardadas, esteve a de Dr. Luiz Sesti, Gerente de Serviços Veterinários da Ceva LATAM, que abordou de maneira aprofundada a situação da doença de Newcastle no Brasil e na América Latina, além de expor as principais ferramentas disponíveis para seu controle. “Foi impressionante ver o engajamento e o interesse dos participantes. A sede por informação sobre essas duas doenças tão importantes, como a Laringotraqueíte e a Newcastle, ficou evidente. O interesse e a atenção durante o encontro mostraram o quão relevantes são essas discussões”, destacou Sesti. Ele também enfatizou o papel da Ceva em promover debates de alto nível e oferecer soluções práticas para os desafios da avicultura moderna, sempre pautada pelo bem-estar animal e sustentabilidade. 

 

Entre as palestrantes internacionais, Rocío Crespo, professora da Universidade da Carolina do Norte e especialista em patologia avícola, microbiologia clínica e gestão laboratorial, contribuiu para o evento ao compartilhar sua vasta experiência em pesquisa clínica e manejo de doenças em aves durante sua palestra. Com décadas de atuação no estudo de enfermidades aviárias, Crespo trouxe uma abordagem essencial para a compreensão das bases da laringotraqueíte. “Na minha apresentação, abordei os princípios gerais da doença de laringotraqueíte, explicando o que é o vírus, como ele se movimenta e como é transmitido entre as aves. Considero fundamental começarmos entendendo essas bases antes de aprofundarmos em temas mais específicos.” 

 

O evento, muito bem coordenado, foi elogiado pelos participantes. “Estou muito feliz por estarmos juntos neste evento”, declarou Jessica Lee, Gerente de Serviços Veterinários da Ceva Saúde Animal na Ásia, que acrescentou: “Foi realmente impressionante, um público altamente interessado, atento a tudo o que foi apresentado. Palestras muito bem detalhadas e extremamente útil para os produtores, especialmente frente aos desafios e aos problemas que as doenças endêmicas podem afetar a indústria de proteínas a qualquer momento. Fico muito feliz por estar aqui e espero poder participar de outros eventos como este. Parabéns a todos!”, enalteceu.

 

Esse compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras foi reiterado ao final por Tharley Carvalho, que reforçou a dedicação da Ceva em contribuir para a evolução da saúde avícola. “O encontro demonstrou o comprometimento da Ceva Saúde Animal com o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficazes, reafirmando sua liderança no setor e sua constante busca por melhorias que impactem positivamente a avicultura mundial”, concluiu Carvalho, encerrando o evento com uma visão clara do futuro promissor que a empresa se esforça em construir. 

 

 

Voltar ao topo